quinta-feira, 3 de maio de 2018

Animado com as novidades, Augusto Farfus abre sua sétima temporada no DTM em Hockenheim

Campeonato começa neste fim de semana na Alemanha, com mudanças no regulamento técnico dos carros e calendário. Farfus chega confiante em voltar a brigar por bons resultados.


A espera acabou e Augusto Farfus volta a acelerar sua BMW M4 DTM #15 neste fim de semana (4 a 6 de maio), na etapa de abertura do campeonato 2018. Único brasileiro no grid, o piloto da BMW inicia sua sétima temporada consecutiva na principal categoria de carros de turismo do mundo, confiante em voltar a brigar pelas primeiras posições em um ano “crucial” para o DTM, com várias novidades.

A começar pelos carros, que tiveram uma importante alteração no regulamento técnico, especialmente em relação à aerodinâmica. Com menos downforce, o trabalho dos pilotos será ainda mais relevante, e a expectativa é de disputas mais equilibradas e acirradas entre todas as montadoras.

Em questão do calendário, a temporada do DTM aumentou de nove para 10 rodadas duplas, num total de 20 corridas no ano. A categoria terá metade de suas etapas fora da Alemanha, passando por outros cinco países. Um dos grandes destaques é a primeira prova noturna da história do DTM, que acontecerá em Misano, na Itália, em agosto. Os pilotos também voltarão a correr em Brands Hatch, na Inglaterra, além de provas na Hungria (Budapeste), Holanda (Zandvoort) e Áustria (Red Bull Ring). Na Alemanha, as etapas de abertura e encerramento do campeonato acontecem tradicionalmente em Hockenheim, e os circuitos de Lausitzring, Norisring e Nürburgring também sediam as disputas de 2018.

Apesar de terem feito poucos testes em pista com o carro nessas novas configurações, Augusto se mostrou animado com o desempenho nos treinos e com boas expectativas de começar o ano em alta. Ciente de que o aprendizado e evolução com o carro virão ao longo das etapas, o objetivo é conseguir uma rápida adaptação ao novo regulamento, para buscar bons resultados desde a primeira etapa.

Em Hockenheim, as atividades de pista começam na sexta-feira, com um treino livre. No sábado, acontece mais uma sessão de treinos, a classificação 1 e a primeira corrida do ano. Já no domingo, a programação se repete, com treinos, a tomada de tempos para definição do grid e a corrida 2. O canal Bandsports transmite as duas provas ao vivo, no sábado e no domingo, ambas a partir das 8h30.

Augusto Farfus:

“Estou muito animado para começar minha sétima temporada no DTM, e creio que será um ano crucial para a categoria. Primeiro, porque os carros sofreram grandes modificações, estão ainda mais próximos e tivemos poucos treinos. As equipes tiveram um tempo muito limitado de pista para toda essa parte nova de desenvolvimento do carro, então vamos todos para Hockenheim na mesma situação, o que vai deixar a etapa de abertura e a temporada como um todo extremamente emocionantes, pois vamos estar aprendendo com o carro prova após prova. Também será uma temporada crucial por sabermos que grandes mudanças estão por vir, o novo regulamento será anunciado, também há a questão de uma possível parceria com o Super GT Japonês… O DTM vai realmente ter que unir forças e mostrar como será seu futuro, já que tem a possível saída da Mercedes no fim do ano. Vemos que há um esforço muito grande da organização, com a criação da prova noturna em Misano, além de várias outras atitudes. No geral, gostei bastante do novo carro, ele se comportou bem nos treinos, e agora a expectativa é de começar um bom ano com o pé direito”.

Direto para Le Mans no WEC:

Escalado para os dois principais programas da BMW Motorsport em 2018, Farfus não poderá participar da etapa de abertura do WEC (World Endurance Championship) neste fim de semana, em Spa-Francorchamps. Na prova de 6 horas de duração, o brasileiro será coberto por Tom Blomqvist, que correrá ao lado do português António Félix da Costa na nova BMW M8 GTE #82.

“Vou perder a etapa de Spa, o início do WEC, o que é uma pena muito grande, não ter as possibilidades de disputar as duas categorias. Mas tenho certeza que teremos um bom começo por lá também, e estarei pronto para fazer minha primeira prova no WEC direto nas 24 Horas de Le Mans, após um mês de maio bem cheio, com as disputas em Hockenheim e Lausitizring pelo DTM, e também das 24 Horas de Nurburgring”. 

Confira a programação do DTM em Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira, 04 de maio:
10:45 às 11:15 - Treino livre 1

Sábado, 05 de maio:
4:00 às 4:30 - Treino livre 2
6:25 às 6:45 - Classificação 1
8:30 - Corrida 1

Domingo, 06 de maio:
4:00 às 4:30 - Treino livre 3
6:25 às 6:45 - Classificação 2
8:30 - Corrida 2

Texto: Eversports
Foto: BMW

Nenhum comentário:

Postar um comentário