segunda-feira, 15 de agosto de 2016

De ponto em ponto Rafa Bastos sobre mais um degrau

O piloto lageano se aproxima da pontuação dos líderes do Metropolitano de Asfalto de Curitiba e termina a 6ª etapa satisfeito com a evolução do carro.


O final de semana no AIC (Autódromo Internacional de Curitiba) foi marcado pela presença de muitos pais e filhos acompanhando os pilotos participantes da 6ª etapa do Campeonato Metropolitano de Asfalto. O clima colaborou e as disputas na pista foram intensas. Na categoria Marcas “A” o piloto lageano Rafa Bastos alcançou a pole position com a marca de 1min39s864. Largou bem e manteve a liderança até a 12ª volta quando foi superado por Davi Dal Pizzol, de Tangará-SC. O Gol numeral 9, da equipe Posto Peruzzo, não conseguiu maior potência para retomar a posição inicial, e cruzou a linha de chegada em segundo lugar.

Na segunda bateria os dois primeiros colocados, Pizzol e Bastos, conseguiram boa vantagem sobre os demais concorrentes a partir da terceira volta. Na penúltima passagem as posições na pista indicavam um resultado igual ao da primeira corrida. Faltando meia volta para o final, o carro de Rafa Bastos acusou falta de combustível e a terceira marcha quebrou. O Gol número 9 foi perdendo força, mas ainda conseguiu encerrar a prova no quarto posto. Na soma dos pontos, Rafa Bastos ficou com o terceiro lugar na etapa e quarto na classificação geral do campeonato, subindo mais um degrau em busca do título.

“Se compararmos com as etapas anteriores o resultado desta não foi de todo ruim. Com o terceiro lugar alcançado nos aproximamos um pouco mais dos pilotos que estavam na frente, com exceção do Davi. Do ponto de vista técnico o carro teve uma boa evolução. Cravamos a pole position, ficamos mais perto dos tempos dos ponteiros e marcamos a melhor volta na segunda bateria. O carro está rápido, mas não consegue manter o rendimento. O desafio agora é trabalhar na durabilidade do alto desempenho”, explicou Rafa Bastos. “No sábado recebemos a premiação da temporada 2015 na qual encerramos em terceiro lugar. Parte da equipe esteve presente. Pude contar ainda com a torcida dos meus dois filhos na pista. Foi o melhor presente que recebi do dia dos pais. Sair do carro no final de uma disputa e ter o abraço deles, realmente não tem preço”, confessou o piloto.

A equipe Posto Peruzzo tem o próximo compromisso em setembro, na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. A pista do autódromo Zilmar Beux, onde será disputada a sétima etapa do Metropolitano e a final do Paranaense de Marcas e Pilotos é difícil e bastante desafiadora. “A expectativa é grande. Tivemos boas experiências no traçado de Cascavel e isso nos anima. Estamos no terceiro lugar no certame estadual, com 41 pontos, 16 atrás do líder, mas com duas baterias, 40 pontos estão em jogo”, finalizou Rafa Bastos.


Texto: Eni Alves Santana - Pista Livre
Foto: Rogenes Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário