domingo, 2 de agosto de 2015

Em corrida tumultuada Lucas Foresti voltou a pontuar na Stock Car

Após ter largado de último, piloto de Brasília ganhou mais de 20 posições na primeira corrida.



Neste domingo a Stock Car Brasil chegou exatamente ao meio da temporada 2015 com as corridas válidas pela sexta rodada da temporada. Em mais uma etapa composta por duas corridas o piloto brasiliense Lucas Foresti (CVC | Banco de Brasília) mostrou seu talento e, mesmo tendo partido da última posição, conseguiu terminar a primeira prova no 13º lugar e a segunda, com um pneu furado, em 16º.

O fim de semana de Lucas teve início ainda na quinta-feira quando, de forma extra programação, foi realizado um treino para que pilotos e equipes pudessem se adaptar ao novo sistema de freios da categoria. Foram alteradas as pastilhas e as pinças e, com isso, os organizadores da categoria acreditam que as recorrentes reclamações dos pilotos sobre isso tenham fim. Lucas aprovou a mudança e acredita que realmente foi uma evolução para a categoria diante de tantos avanços tecnológicos implantados nos últimos anos.

Na sexta-feira à tarde e no sábado pela manhã a pista foi aberta para as duas sessões de treinos livres da rodada. Como tradicionalmente acontece a equipe AMG Motorsport trabalhou de forma isolada nos dois carros do time buscando a maior quantidade de informações possíveis para preparar um setup perfeito para os carros seguirem para a tomada de tempos. Esta sessão classificatória teve vez no início da tarde de sábado e Lucas, animado, seguiu em busca de uma boa posição. Acontece, porém, que ao entrar na pista o piloto sentiu seu carro falhando e, a cada uma das três voltas permitidas, o problema aumentava ainda mais. Com um tempo quase três segundos mais lento que o do pole-position o piloto ficou apenas com a 32ª e última posição do grid.

"Infelizmente um dos cabos de vela do carro ficou em contato com a saída do escapamento do motor e derreteu. Assim, nosso carro estava na pista com um cilindro a menos que o de todos os outros e eu não conseguia estabelecer o meu melhor desempenho", explicou.

Sem ter o que fazer piloto e equipe apostaram em uma estratégia diferente e optaram por largar dos boxes, economizando assim pneus e combustível para as corridas. Logo na primeira volta Lucas já chegou ao pelotão e começou a sua busca por posições. Ele ultrapassou alguns concorrentes até que, na sexta volta, a prova foi interrompida com bandeira vermelha em virtude de um grave acidente na reta dos boxes. Após os procedimentos médicos e a limpeza da pista a corrida foi reiniciada. Os pilotos envolvidos no acidente sofreram apenas escoriações. Neste momento, com o pelotão reunido novamente, Foresti deu início a uma impressionante corrida de recuperação. Volta a volta ele era mais veloz e, com isso, foi superando vários concorrentes. Depois da rodada de pit-stops o piloto ganhou ainda mais posições e chegou a estar na 11ª posição, mas, acabou recebendo a bandeirada no 13º lugar.

Na segunda prova Lucas, pela soma dos tempos das duas partes da primeira prova, partiu da oitava fila. Com um carro que, com o desgaste dos pneus já não apresentava o mesmo bom rendimento da primeira prova, Lucas seguia em busca de ganhar posições. Com 15 voltas completadas ele ocupava o 12º lugar, mas, os tempos de suas voltas foram caindo e, na última volta, o pneu traseiro direito de seu carro estourou na entrada da reta. Ele cruzou a linha de chegada, mas, apenas no 16º lugar.

"Foi um fim de semana que começou de forma diferente, fiquei muito decepcionado na tomada de tempos, mas, na corrida o carro melhorou e com isso consegui ganhar várias posições. Na segunda prova, porém, os pneus já estavam muito desgastados e não tinha mais como ser competitivo. Fiz o que pude e, de toda forma, voltamos a marcar pontos no Campeonato. Quero mandar o meu abraço aos amigos Felipe Fraga e Thiago Camilo, envolvidos no acidente, e que graças a Deus não sofreram nenhum tipo de lesão mais grave", comentou.

A próxima rodada da Stock Car será a prova mais esperada do ano. A Corrida do Milhão, sétima etapa do ano, será disputada daqui duas semana, no dia 16 de agosto, no Autódromo de Goiânia.

Acompanhe a carreira do piloto Lucas Foresti. Em seu web-site estão todos os detalhes de sua trajetória como currículo, notícias, fotos, calendários, painel de recados e as principais notícias veiculadas na imprensa. Acesse: www.lucasforesti.com.br.


Texto: Quick Comunicação
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário:

Postar um comentário