quinta-feira, 5 de março de 2015

Irmãos Paludo matam saudade da Porsche GT3 Cup Challenge com os melhores tempos na quinta

Nelson Piquet realiza os testes de pré-temporada e indica o filho Pedro para disputar a etapa de abertura da temporada com o carro #6 na Cup.



Os irmãos Miguel e Daniel Paludo não perderam tempo em seu retorno à Porsche GT3 Cup Challenge Brasil nesta quinta-feira em Curitiba. Eles foram os mais rápidos do dia nos treinos opcionais, respectivamente com o carro #32 na categoria Cup e o #89 na Challenge.

"Com certeza deu para matar a saudade. Há um bom tempo eu não andava no carro e depois de algumas voltas consegui me sentir mais adaptado. Foi um bom treino, dei 20 voltas ao todo e o tempo foi rápido para nossa condição de pneu. É tênue a linha entre freiar muito ou passar o ponto de freada e travar. Espero trabalhar nisso nesta sexta", afirmou Miguel Paludo.

Primeiro bicampeão da categoria (2008 e 2009), ele retorna às pistas brasileiras em 2015 na Porsche GT3 Cup depois de mais de 60 provas disputadas na Nascar. "É gratificante retornar para a categoria que me projetou no automobilismo. Trazer um patrocinador americano para cá também tem um gosto muito especial para mim, pois todo mundo sabe o quanto é difícil conquistar um patrocínio e mais ainda trazer um apoio dos EUA para cá", disse o piloto, que registrou 1min22s166 em sua melhor volta na quinta.

Com o décimo tempo do dia, um sorridente Daniel Paludo foi o mais rápido entre os competidores da Challenge na pista curitibana na quinta. "Fiquei ano passado inteiro parado e hoje a sensação de voltar a acelerar foi fantástica. Ainda tem que aproveitar os treinos de amanhã para readaptar a tocada do carro. Mas saio muito contente da pista hoje. Sentir esse motor trabalhando é uma emoção grande", frisou o irmão mais velho.

Logo atrás de Miguel com o segundo tempo no geral (marca de 1min22s219), Sergio Ribas emplacou o carro #63 como o mais veloz dos pilotos inscritos na Cup Master. "Tem que aproveitar hoje, porque nos treinos oficiais o time muda. O pessoal que normalmente fica sempre na ponta hoje não estava andando. Tem uma meia dúzia que vem amanhã e faz a diferença. A gente já sabe disso e tem que se divertir no dia que pode", disse Ribas, bem-humorado.

Ele se disse particularmente contente pelo fato de seu filho ter experimentado o carro da Porsche GT3 Cup na pista da capital paranaense. "Hoje foi um dia especial. Meu filho Guilherme foi convidado para conhecer o carro e fez umas voltas pela manhã. Gostou demais do carro e saiu muito entusiasmado. Eu gostei também, porque no final de 2014 acabei ficando muito atrás nas corridas e hoje consegui andar um pouco melhor. Então realmente o dia me deixou bem contente", acrescentou o competidor do carro #63, que corre em casa neste sábado.

A jornada em Curitiba marcou também o retorno de Nelson Piquet a um carro de corrida. O tricampeão mundial andou na quarta e na quinta-feira, quando teve uma maior sequência de voltas sem entrar nos pits. Na última sessão de treinos, ele fez 19 giros consecutivos, o que ultrapassa a quilometragem de uma bateria nas etapas da Porsche Cup (com previsão de 25 minutos de prova, mais uma volta). Piquet encerrou o dia com o quarto melhor tempo, 1min22s811.

Mas ainda não será neste final de semana que ele alinhará o carro #6 no grid de largada da Cup. Nesta sexta, o jovem campeão da Fórmula 3 Brasil Pedro Piquet desembarca na capital paranaense para assumir o carro de seu pai na prova de abertura da temporada.

Aos 16 anos de idade, Pedro Piquet foi o mais jovem piloto a competir na categoria e a vencer uma corrida. Ganhou de ponta a ponta a prova da Challenge na preliminar da Fórmula 1 em 2014. "Fico contente em poder guiar o carro da Cup agora. A experiência no ano passado foi muito bacana e espero fazer um bom papel com o carro do meu pai em Curitiba, que é uma pista onde gosto muito de competir", disse o piloto. Ele já venceu uma corrida neste autódromo em 2015, largando da pole e liderando todas as voltas da prova de abertura da temporada da F3 Brasil.

O livetime da categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta. No sábado, a programação será exibida ao vivo pelo portal Terra.

Programação Atualizada - Etapa 1:
Sexta-feira, 6 de março
9h30 - 9h50 - Treino Opcional 1 Parte A - Challenge
9h55 - 10h25 - Treino Opcional 1 - Cup
10h30 - 10h50 - Treino Opcional 1 Parte B - Challenge
11h30 - 12h - Treino Opcional 2 - Cup
12h10 - 12h45 - Briefing - Cup + Challenge
13h05 - 13h25 - Treino livre 1 Parte A - Challenge
13h35 - 13h55 - Treino livre 1 Parte B - Challenge
14h35 - 15h20 - Treino livre 1 - Cup
15h25 - 15h45 - Treino livre 2 Parte A - Challenge
15h55 - 16h15 - Treino livre 2 Parte B - Challenge
16h55 -17h10 - Treino Clasificatório - Cup
17h15 - 17h25 - Treino Classificatório Top 10 - Cup

Sábado, 7 de março:
10h - 10h10 - Treino Classificatório Grupo A - Challenge
10h20 - 10h30 - Treino Classificatório Grupo B - Challenge
10h40 - 11h20 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) - Cup
11h25 - 12h05 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B - Challenge
13h05 - 13h45 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) - Cup
13h55 - 14h45 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A - Challenge
15h - 15h30 - Porsche Experience

Calendário - Porsche GT3 Cup Challenge
7.mar - Curitiba
18.abr - Velo Città
23.mai - Interlagos
27.jun - Velo Città
8.ago - Interlagos
19.set - Goiânia
24.out - Curitiba
15.nov - Interlagos
28.nov - Interlagos


Texto: Luís Ferrari
Foto: Luca Bassani

Nenhum comentário:

Postar um comentário