segunda-feira, 30 de março de 2015

Em Tarumã, Pietro Rimbano estreia com pódio na Sprint Race

Com um quinto e um segundo lugares, paulista é terceiro colocado no campeonato.



O paulista Pietro Rimbano (17), que faz sua primeira temporada no automobilismo, estreou com pódio na etapa de abertura da Sprint Race Brasil, categoria que vem se consolidando como formadora de novos talentos do automobilismo nacional.

A competição foi realizada no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), e contou com 15 pilotos no grid, divididos entre as categorias PRO e GP. Embora estreante no automobilismo, em função do longo e vitorioso histórico no kartismo Rimbano foi inserido diretamente na categoria PRO, destinada a pilotos já experientes em competições de carros.

Mas o fato de ser o único da categoria sem nenhuma experiência em carros não intimidou o paulista, que liderou o segundo treino livre, realizado na tarde de sábado (28). Ainda no final da tarde de sábado foram realizadas as tomadas de tempos, e o piloto posicionou o carro em 8º e 3º lugares, respectivamente para a primeira e segunda corridas deste domingo.

“Consegui uma boa adaptação ao carro e liderei um dos treinos livres. Na primeira classificação eu não consegui pegar nenhum vácuo, e isso faz muita diferença neste carro. Os meus adversários conseguiram, e infelizmente terminei em oitavo. Mas no segundo treino classificatório me posicionei bem na pista, liderei boa parte da sessão e terminei em terceiro, o que considero muito bom” comentou o piloto.

As corridas, muito disputadas, foram um grande aprendizado para Rimbano. Na prova de abertura da temporada, partiu do 8º lugar e, de forma consciente, fez uma corrida cautelosa para escapar de acidentes e terminar com boa pontuação. Avançou 3 posições até o 5º lugar, e não foi mais à frente por causa de uma longa intervenção do Safety Car e por uma súbita queda de pressão de óleo do motor nas voltas finais, que causou perda de rendimento.

Na segunda prova, partindo da terceira posição, Rimbano resolveu mostrar a que veio e partiu para cima dos líderes. Após a largada ganhou a segunda posição e pressionava o líder quando nova intervenção do Safety Car interrompeu a disputa por várias voltas. Após a relargada Rimbano assumiu a ponta, onde permaneceu até as voltas finais, quando foi ultrapassado por Gustavo Martins, que venceu.

“Eu confesso que cansei um pouco no final da prova, e meu ritmo caiu. O setup do carro deixou o volante muito pesado e o esforço no final de semana foi enorme. Se eu estivesse em plena forma, teria conseguido segurar o Martins. Mas vou intensificar meu trabalho de preparação física e resolver esse problema para o restante da temporada” afirma Rimbano.

Com os resultados, Pietro Rimbano sai de Tarumã com a terceira colocação na tabela de pontos da categoria PRO da Sprint Race Brasil, atrás apenas do experiente Gustavo Martins e da dupla Billy Zonta/Felipe Lobo, que também acumulam grande histórico no automobilismo.

A próxima etapa da Sprint Race está marcada para os dias 18 e 19 de Abril, e será realizada em Curitiba (PR).


Texto: MOTORBIZ Marketing Esportivo
Foto: Cintia Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário